Starlux finalmente recebe o seu primeiro Airbus A350

O primeiro A350 é um -900, que foi entregue em Toulouse em 28 de outubro e chegou a Taoyuan de Taipei um dia depois. Pelo menos mais oito -900s estão encomendados, dos quais quatro estão prestes a se juntar à montagem final. O pedido original incluía doze A350-1000. Foi assinado como um Memorando de Entendimento no Farnborough Airshow 2018 e foi confirmado em março de 2019. Mas em novembro de 2019, a Starlux reduziu o número de -1000s para oito e os converteu para -900s. Em março de 2022, fez o mesmo com os -1000 restantes. A Airbus disse em 31 de outubro que a companhia aérea receberá dezoito A350-900, embora sua própria lista de pedidos mostre dezessete pedidos diretos do fabricante.
A Starlux foi formada em maio de 2018 por KW Chang, que fundou a Starlux Investment Ltd. Um ano antes, com a intenção de criar uma companhia aérea de luxo para rivalizar com a outra transportadora do país, Eva Air e China Airlines. Depois de receber seu Certificado de Operador Aéreo no final de 2019, a Starlux lançou serviços em janeiro de 2020 com três Airbus A321neo alugados pela GECAS (agora AerCap). O primeiro serviço em 23 de janeiro foi para Macau, Da Nang e Penang. Mas então o Covid atacou.
A crise do Covid interrompeu e desacelerou o plano de expansão da operadora, que parou apenas dois meses após o início. A Starlux operou apenas em níveis mínimos durante 2020, mas estava confiante o suficiente para expandir a rede com mais três rotas em dezembro, para Bangkok, Osaka e Tóquio Narita. Kuala Lumpur seguiu em janeiro de 2021, Ho Chi Minh City em maio de 2021 e Manila em julho de 2021. Em setembro de 2021, Cingapura foi adicionada à rede, seguida por Fukuoka em fevereiro deste ano. Mas com a maioria dos mercados asiáticos ainda fechados ou operando sob restrições de viagem - incluindo o próprio Taiwan - as operações permaneceram limitadas.
A Starlux recebeu seu primeiro Airbus A330-900 em fevereiro de 2022. (Starlux Airlines)
A frota de A321neo da Starlux cresceu para onze aeronaves, com a maioria alugada da AerCap, mas algumas do Aviation Capital Group (ACG). Mais duas aeronaves estão encomendadas. Os narrowbodies ganharam companhia dos widebodies entre fevereiro e setembro, quando a transportadora recebeu quatro Airbus A330-900 em leasing da Air Lease Corporation (ALC). Outros quatro vão se juntar à companhia aérea.
Com 297 assentos (incluindo 28 na classe executiva), os A330 entraram em serviço para Bangkok e Ho Chi Minh em junho para aumentar a capacidade de assentos à medida que a demanda se recuperasse. A transportadora lançou novos serviços para Okinawa e Sapporo com o A321neo na semana passada.
Primeiro A350 com um ano de atraso

Devido à pandemia, as entregas dos A350 caíram. O plano original era que os primeiros -900 se juntassem à Starlux em 2021 e os primeiros -1000s em 2022, mas isso foi adiado em um ano. Na chegada a Taipei, a aeronave foi recebida pelo presidente e fundador da companhia aérea, Chang.
O A350 fará voos de prova de rota antes de entrar em serviço na Ásia em janeiro e para Los Angeles em abril. (Starlux Airlines)
O A350 iniciará voos de comprovação de rotas antes de entrar em serviço comercial na Ásia em janeiro de 2023. Em abril, eles iniciarão as operações para Los Angeles. A companhia aérea compartilhou um vídeo ar-ar de seus três tipos de Airbus por ocasião da primeira entrega do A350. O Starlux A350 vem com o novo padrão de produção e é o primeiro a apresentar janelas eletrodimerizáveis. A cabine possui quatro suítes First Class, 26 suítes Business Class, 36 assentos Premium Economy e 240 assentos Economy.
A Starlux Airlines reportou um prejuízo antes de impostos no HY1 2022 de N$-3,4 bilhões em comparação com N$-1,4 bilhão no mesmo período de 2021.