Korean Air inspecionará Airbus A330s após excursão na pista e incidentes com motor

A Korean Air está a tirar dezenas de aeronaves Airbus A330 para inspeções após dois incidentes envolvendo o tipo, incluindo uma excursão na pista.
O voo KE631, que transportava 162 passageiros e 11 tripulantes do Aeroporto de Seul Incheon (ICN), partiu da pista do Aeroporto Internacional mactan-cebu (CEB) nas Filipinas em mau tempo após pousar em 23 de outubro de 2022. A aeronave estava em sua terceira tentativa de pouso depois de ter realizado duas vezes uma volta.
Uma semana depois, em 30 de outubro, outro Korean Air A330, realizando o voo KE401 da ICN para Sydney, na Austrália, retornou à ICN apósproblemas no motorlogo após a decolagem. A tripulação desligou o motor, que supostamente experimentou estrondos e faíscas, e pousou 35 minutos após a partida.
O porta-bandeira sul-coreano anunciou as inspeções em 2 de novembro de 2022, de acordo com a agência de notícias Yonhap.
"A Korean Air está ciente da gravidade dos recentes eventos envolvendo nossos aviões A330", disse o presidente da Korean Air, Woo Kee-hong, durante uma reunião com o ministro dos transportes e outros executivos da companhia aérea sobre segurança da aviação.
"Para resolver as preocupações e garantir um sistema de operação seguro, realizaremos uma inspeção completa e abrangente de segurança de nossa frota A330 e buscaremos uma consulta de segurança externa e independente."
A companhia aérea, portanto, tirará 24 A330s widebody em fases para inspeções aprofundadas. A Korean Air também disse que vai aposentar seis Airbus A330 mais antigos de sua frota.
Yonhap informou ainda que o ministro dos Transportes, Won Hee-ryong, instou as transportadoras aéreas na reunião a implementar medidas especiais para evitar acidentes semelhantes.
"As companhias aéreas devem rever tudo da 'base zero' e começar de novo com uma atitude para uma revisão", disse Won.