Airbus: Os mais conhecidos




O A320
Airbus A320 é uma família de aeronaves de fuselagem estreita bimotoras turbofan, desenvolvidas e fabricadas pela Airbus. São oferecidas pela fabricante as variantes A318, A319, A320 e A321, além a gama de aeronaves executivas. A montagem final dos aviões é feita em Toulouse, na França, e Hamburgo, na Alemanha. Desde 2009, uma fábrica em Tianjin, na China, também participa da produção de aeronaves para companhias aéreas chinesas, e desde 2016, uma fábrica em Mobile, no Alabama, participa da produção de aeronaves para companhias aéreas norte-americanas. A aeronave pode acomodar até 220 passageiros e tem um alcance de 3 100 até 12 000 quilômetros (1 700 a 6 500 milhas náuticas).
O protótipo foi apresentado ao público em março de 1984. O primeiro voo ocorreu em 22 de fevereiro de 1987, com a primeira entrega em março de 1988. A família foi ampliada, tendo a inclusão da variante A321 (primeira entrega em 1994), A319 (1996) e A318 (2003). O A320 foi a primeira aeronave comercial do mundo a utilizar o sistema de controle de voo fly-by-wire, bem como o uso de side-sticks.
Em dezembro de 2010, a Airbus anunciou uma nova geração do A320, o Airbus A320neo, que oferece uma escolha de motores entre o CFM International LEAP-X ou o Pratt & Whitney PW1100G, combinado com melhorias de estruturas e adição de winglets, chamado de sharklets pela Airbus. A aeronave tem uma economia de combustível de até 15%. Em maio de 2015, um total de 3 600 aeronaves A320neo tinham sido encomendadas por 70 companhias aéreas, tornando-o o avião comercial mais rapidamente vendido. O primeiro A320neo entrou em serviço pela Qatar Airways, em 2015.
Em janeiro de 2017, um total de 7 442 aeronaves já haviam sido entregues, das quais 7 122 estavam em serviço, com 5 625 aeronaves encomendadas. É a família de aeronaves comerciais mais vendida do mundo, de acordo com registros de 2005 a 2007. A aeronave se consagrou entre as companhias de baixo custo, como a EasyJet, que adquiriu esta aeronave para substituir sua frota de Boeing 737. A American Airlines é a maior operadora deste modelo, operando 337 aeronaves. A família de aeronaves concorre diretamente com o Boeing 737 e já competiu com o Boeing 717, Boeing 757, McDonnell Douglas MD-80 e o McDonnell Douglas MD-90

O A330
O Airbus A330 é um avião widebody bimotor turbofan, desenvolvido e fabricado pela Airbus. As versões têm um alcance de 5 000 km (2 700 m.n.) a 13 000 km (7 020 m.n.) e podem levar até 335 passageiros com uma configuração de duas classes, ou transportar até 70 toneladas (154 000 libras) de carga.
O avião surgiu em meados da década de 1970, como um derivado desenvolvido a partir do Airbus A300. O A330 foi desenvolvido em paralelo com o Airbus A340, equipado com quatro motores, com diversas características iguais entre os dois. Ambos os aviões são equipados com o sistema fly-by-wire, bem como o cockpit de vidro, que permite a instalação de até seis telas de LED para o controle de voo. Em junho de 1987, depois de receber diversos pedidos de companhias aéreas, a Airbus lançou oficialmente o A330 e A340. Foi o primeiro avião da Airbus com disponibilidade de três motores, sendo o General Electric CF6, Pratt & Whitney PW4000 e Rolls-Royce Trent 700.
A variante -300, a primeira lançada, realizou o primeiro voo em novembro de 1992 e entrou em serviço com a Air Inter em janeiro de 1994. A Airbus lançou em 1998 a variante -200, um pouco menor. Também foram desenvolvidas uma versão de carga, -200F, militar, A330 MRTT, e corporativa, ACJ330. Desde o seu lançamento, o avião permitiu à Airbus expandir a participação no mercado de aviões widebody. Os concorrentes deste avião são o Boeing 767, 777 e 787. Recentemente, a Airbus desenvolveu o Airbus A350, com uma gama de variedades parecida com o A330. Além disso, uma nova versão foi lançada pela Airbus, o Airbus A330neo, com novos motores e outras melhorias. Até 31 de dezembro de 2017, o modelo acumulava 1 390 entregas para 118 clientes, de um total de 1 707 pedidos, com 317 aviões a serem entregues.

O A380
O Airbus A380 é uma aeronave widebody quadrimotor a jato para o transporte de passageiros, fabricado pela EADS Airbus. É o maior avião comercial do mundo. Os aeroportos em que opera tiveram suas instalações adaptadas para acomodá-lo com segurança. Inicialmente foi chamado de Airbus A3XX e projetado para desafiar o monopólio da Boeing no mercado de grandes aeronaves. O A380 fez seu primeiro voo em 27 de abril de 2005 e entrou em serviço comercial em outubro de 2007, com a Singapore Airlines.
O andar superior do A380 estende-se ao longo da fuselagem, com uma largura equivalente a uma aeronave widebody. O A380 tem uma cabine de 478 metros quadrados de espaço utilizável do piso, 40% a mais que o segundo maior avião de passageiros, o Boeing 747, e oferece capacidade para 525 pessoas em uma configuração de três classes ou até 853 pessoas em uma única classe econômica. O A380 tem alcance de 8 500 milhas náuticas (15 700 km), suficiente para voar sem escalas de Dallas para Sydney, e uma velocidade de cruzeiro de Mach 0,85 (cerca de 900 km/h, 560 mph ou 490 kts a uma altitude de cruzeiro).
Até o fim de 2017 a Airbus já havia recebido 317 pedidos firmes e entregue 221 aeronaves. A Emirates Airlines tem a maior frota de A380, com 142 pedidos e 101 aeronaves já entregues.
Em fevereiro de 2019, a Airbus anunciou o fim da produção do avião. As razões foram a falta de pedidos e o cancelamento de parte das encomendas pelos clientes, já que o A380 não apresentou custos de operação vantajosos às companhias aéreas. As últimas unidades sairão da fábrica em 2021, para atender os pedidos firmes.
Créditos: Wikipédia
A320: https://pt.wikipedia.org/wiki/Airbus_A320